Cerimônia de cumprimentação no Dojo.

Hoje vou abordar a disposição inicial para  prática no Dojo, a saudação pode ser realizada de duas maneiras:

Ritsu-rei: Saudação em pé.

Zarei: Saudação de joelhos.

A disposição dos presentes deve ser a seguinte:




Onde podemos encontrar os seguintes termos: kamiza, joseiki, shimoza e shimoseiki.

KAMIZA

Local onde o Sensei se coloca, fica à frente do Shomen(Local onde fica o retrado do mestre fundador e demais adornos).

JOSEIKI

Local onde alunos faixas pretas, visitantes(praticantes de nível avançado) ou alunos adiantados ficam dispostos.

SHIMOZA

Local onde os alunos de graduação kyu ficam alinhados por ordem de faixas.

SHIMOSEIKI

Local oposto ao joseiki onde alunos mais novos devem estar postados.


Obedecendo a disposição acima pode ser realizado uma das saudações:

RITSU-REI

Está é realizada em pé, é conduzida da seguinte forma:


  1. Shomen-ni-rei (Saudação ao mestre fundador), primeira flexão é feita sem cumprimento.
  2. Sensei-ni-rei (saudação ao professor), seguido de oss/osu/ossu.
  3. Otagai-ni-rei (saudação entre colegas de treino), seguido de oss/osu/ossu.


ZAREI

Realizada sentado, está é conduzida da seguinte forma:


  1. Seiza(sentar-se), este também deve respeitar uma tradição ao ser realizado, para isso o pé esquerdo é levado para atrás, colocando o joelho esquerdo no solo, então logo em seguida o joelho direito repousa no chão. O karateka senta-se sobre os calcanhares, homens devem manter os joelhos afastados cerca de dois punhos cerados, mulheres devem manter joelhos juntos.
Saiba Mais... ››

Etiqueta no DOJO

Etiqueta no DOJO


Hoje venho falar de um assunto que ao meu ver a cada dia e mais esquecido dentro dos dojos, a etiqueta(cortesia), não sei ao certo o motivo mas ao que me parece, com o crescimento do karate esportivo as tradições vão sendo deixadas de lado pela busca do lado "atleta", esquecem que foi essa tradição que fez os ensinamentos fossem passadas por anos, modificadas, melhorados, sim a evolução deve se seguir, mas não podemos omitir as questões filosóficas da arte, pois são essas questões que formam o carácter dos seus praticantes, as competições devem existir, pois através delas a popularidade aumenta trazendo novos praticantes, mas ambos devem coexistir, abaixo exemplifico algumas questões que devem ser cobradas dos praticantes independente de graduação e idade:


  • Dentro do Dojo, busque falar o menos possível. O Karate-Do é experiência, YouTube não forma ninguém.
  • Ensinar faz parte do treinamento e aprimoramento. Compartilhe seus conhecimentos e o progresso de toda a turma será a sua também.
  • Não fique andando pelo Dojo sem necessidade, você deve estar praticando ou se necessário, sentado formalmente à espera da sua vez(enquanto espera, observe seus colegas, sempre vai haver algo a se aproveitar para seu melhoramento).
  • Se por alguma razão for absolutamente necessário fazer uma pergunta ao Sensei, vá até seu encontro(nunca o chame), curve-se respeitosamente e espere o seu consentimento.(Respeite a hierarquia)
  • Durante a aula não deixe o Dojo a todo instante, pois você interrompe sua concentração e a dos outros, demonstrando uma falta de respeito pelo professor, pelos parceiros e pelo local que o Dojo representa, sem contar as distrações como smartphones.
  • No início e ao fim de cada técnica, curve-se em cumprimento ao parceiro. Como o mestre Funakoshi nos deixa claro em seus ensinamentos: "Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação."
  • Se você tem uma graduação, tem também responsabilidade correspondente, você será o exemplo para os menos graduados, então se comporte como tal.
  • Procure chegar no início da aula e só saia no seu término.
  • O Dojo deve ser limpo todos os dias, antes e após a aula. É de responsabilidade de todos os praticantes manter o Dojo sempre limpo para a pratica.




Saiba Mais... ››