CURSO DE INSTRUTORES JKA - KENSHUSEI


Hoje venho falar um pouco da história de umas das maiores organizações do karate mundial a JKA(Japan Karatê Association) também conhecida pelo mundo como Kyokai, mas não pretendo focar na JKA em si, mas em um de seus projetos mais conhecidos e de certa forma "lendário", o curso de formação de instrutores KENSHUSEI.

Kenshusei tem o significa em Japonês  de "Aluno candidato a Instrutor" ou um "estagiario".

Então em meados de 1956 a JKA estrutura seu primeiro curso de formação de instrutores, visando a formação de profissionais competentes para divulgar o karate por todos os cantos do mundo. Este curso foi solicitado pelo grande mestre Funakoshi a Nakayma Sensei, o qual era o instrutor chefe da organização na ocasião, pois com a expansão da arte pelo mundo supostos "mestres" começavam a aparecer e de certa forma a denegrir.

A ideia do mestre Funakoshi era capacitar altamente instrutores para divulgar pelo mundo todo o karate de forma correta, então este curso foi moldado da forma mais pesada e cruel possível levando seus alunos aos limites físicos e mentais. 

Relatos de exageros por parte destes treinamentos não faltam, seus alunos eram feitos panos de chão por seus superiores(Senpai) e colocados em uma pressão muito grande por resultados, inclusive temos relatos com um brasileiro, sensei Ennio Vezulli, o mesmo levou um mawashi gueri tão forte em seu rosto em um contra ataque que quase ficou cego. Mas no dia seguinte, para espanto do Sensei Nakayama e de seus colegas, apareceu no Honbu dojo com seu dogi, olho tampado por bandagens, após ter fugido do hospital com medo de perder a vaga neste concorrido curso.

Nos primórdios, o curso era disposto da seguinte forma:

Modelo 1 – faixas pretas a partir de nidan e que seriam profissionais em tempo integral, duração do curso 1 ano.

Modelo 2 – faixas pretas shodan ou acima, mas que seriam profissionais do karate apenas em tempo parcial, já que tinham outra profissão principal, duração do curso 2 anos.

Este curso formou nomes conhecidos pelo mundo como:


  • Asai Tetsuhiko.
  • Hirokazu Kanazawa.
  • Keinosuke Enoeda.
  • Hiroshi Shirai.
  • Taketo Okuda.
  • Naka Tatsuya.
  • Ennio Vezulli.
  • Magno Miyasaki


Infelizmente este curso não foi de todo eficiente em sua proposta, pois a formação de profissionais competentes requer tempo, e suas turmas eram pequenas, com isso a demanda por profissionais em tempo integral não era suprida.

Outra coisa que deixa um pouco a desejar era a questão com estrangeiros(gaijins). estes segundo relatos eram vitimas que preconceitos e normalmente após o período de tempo estipulado(que era maior, 3 anos) não recebiam seus diplomas, muitos acreditam que os japoneses não os davam a certificação por medo de perderem o controle quando estes se afastassem de volta a seus países ou viessem a ter pensamentos contrários da organização da JKA o que poderia criar uma concorrência com os mesmos.

Neste link podemos ver o atual quadro de instrutores reconhecidos pela JKA:

http://jka.or.jp/en/about/instructors-2.html

Então é isso amigos, espero que tenham gostado do conteúdo sugestões são sempre bem vindas, OSS.


Referências:


http://www.karateca.net/forum/geral/kenshusei-treinamento-especial-para-instrutores-da-jka/

http://www.ishindo.org.br/treinamento-de-instrutores-da-jka/

http://wwwkenshuseikarate.blogspot.com.br/2007/12/o-que-sgnifica-kenshusei.html

http://www.kenshuseikarate.com.br/karateoteca.ecm?item=31

http://jka.or.jp/en/about/instructors-2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário