Abaixo segue o significado de cada cor das faixas do estilo Shotokan:
Faixa Branca: Pureza, falta de conhecimento formal sobre o Karatê e suas técnicas.
Faixa Amarela: Iniciado o treinamento, a semente está plantada num terreno fértil. Amarelo é a cor da fertilidade.
Faixa Vermelha: A semente plantada começa a se encher de energia para romper a terra e crescer. Vermelho é a cor da vivacidade.
Faixa Laranja: Os primeiros raios do sol dão à semente mais energia para enfim romper a terra e começar seu crescimento. Na tradição budista, laranja é uma cor sagrada e para os ocidentais é a cor da alegria.
Faixa Verde: O pinheiro (árvore símbolo de força e longevidade) cresce e começa a lançar seus primeiros ramos; período de crescimento e enfrentamento de ventos que podem dobrar os galhos e até quebrá-los. Nesse estágio se espera um crescimento bastante significativo no karateka. Verde é a cor que representa cura e esperança.
Faixa Roxa: O pinheiro amadurece e seu tronco muda da tonalidade verde para roxa escura. Também se pode pensar no entardecer em que o ocaso do sol deixa no céu uma tonalidade arroxeada que precede o negrume da noite.
Faixa Marrom: O tronco e os galhos do pinheiro se lignificam e se tornam maduros e fortes tal como suas raízes que se fixam firmemente no solo. Marrom é cor que simboliza estabilidade e segurança.
Faixa Preta: O pinheiro cresceu a alcançou o céu no anoitecer. A cor preta simboliza profundidade e, assim como a luz projetada é absorvida pela escuridão da noite, o karateca pode absorver todo o conhecimento que buscar de forma sincera sem procurar atalhos para seu crescimento. Com o passar do tempo e com a continuação dos treinamentos, a faixa preta se desgasta de tal forma que seu interior 'branco' aparece. A vida é um ciclo: nascer, crescer, amadurecer, frutificar, envelhecer e morrer; assim também é o Karatê, pois quando pensamos que já sabemos muito, descobrimo-nos ainda aprendizes e um novo ciclo de descobertas e aprendizados se sucede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário