Apresento os tipos de kumite utilizados na pratica do karate-do, todos tendo funções necessárias para alcançar determinadas competências, desta forma nenhuma deve ser omitida durante o treinamento regular. Segue abaixo:
KIHON IPPON KUMITE
Combate básico, um passo, tendo por objetivo desenvolver no praticante a ideia de vencer seu oponente desferindo único golpe, para isso é necessário o desenvolvimento de habilidades obtidas no treino de kihon entre outras como, observação para análise das situações, noção de espaço/distância e tempo (maai em japonês), bem como o conhecimento real do próprio corpo e de seus limites físicos e mentais.
SANBON KUMITE
Combate a três passos, tendo por intuito aumentar a velocidade do atacante e do defensor. Deve ser executado sempre com intensidade e velocidade, desta forma adquirindo controle necessário das técnicas utilizadas.
GOHON KUMITE
Combate a cinco passos, tem como principio fortalecer o vigor dos praticantes através de sequências de ataque e defesa. O gohon kumite deve ser praticado a exaustão, procurando realizar cada movimento com a maior precisão e fidelidade possível.
JYU IPPON KUMITE
Combate semilivre a um único golpe, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento de vivências corporais nas situações de luta real e assim preparar o corpo e a mente para as mesmas.(Normalmente pode-se utilizar tento técnicas de mãos como pernas, a menos que o Sensei responsável coloque alguma restrição)
SHIAI KUMITE
Luta esportiva com regras oficiais e tempo definido.
JYU KUMITE
Combate livre, sem regras, uso de todos os tipos de técnica, tanto de braços como de pernas, luxações, projeções, estrangulamentos. Todos com ataques, defesas e zonas de ataque definidas.(Normalmente se evita o rosto, mas não é regra)
Então é isso pessoal sugestões e acréscimos ao conteúdo são sempre bem vindos, Oss.
Tattakai wa kyo-jitsu no soju ikan ni Ari
A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).
Mestre Gichin Funakoshi
Nenhum comentário:
Postar um comentário