GRANDES MESTRES - TETSUHIKO ASAI




Nascimento: 07 de junho de 1935;

Morte: 15 de agosto de 2006;



Em 1958 graduou-se pela Universidade Takushoku(universidade japonesa onde existe um dos maiores clubes de karate-do do mundo), onde treinou karate sob a coordenação de Gichin Funakoshi Sensei(pai do karate moderno), e também de Masatoshi Nakayama Sensei e Teruyuki Okazaki. Através da recomendação de Nakayama Sensei, ele entrou para o programa de formação de instrutores da JKA(Kenshusei) e formou-se no curso três anos depois.

Asai venceu o campeonato JKA em kumite (luta), em 1961, e em kata no ano de 1963. Tornou-se o primeiro instrutor de karatê a introduzir a arte em Taiwan. Através da segunda metade da década de 1960, ele ensinou karatê no Havaí, durante cinco anos, com seus alunos, incluindo Kenneth Funakoshi (quarto primo de Gichin Funakoshi).

Foi nomeado diretor técnico da JKA após morte de Nakayama Sensei, essa nomeação não foi bem-vista por todos os membros da organização o que ocasionou disputas internas e divisão da entidade. Com isso uma disputa judicial venho a ser realizada para ver quem controlaria a instituição, então em 1999 Asai Sensei e seu grupo perderam a ação, com isso em 2000 a federação JKS(Japan Karate Shoto) foi fundada.




Frase notável:


“O treinamento de Kumite não deve envolver amizade. Não há amizade ao lutar com alguém, isso se você pensa em aprender o Karate como um real bujutsu (técnica de guerra), você deve treinar num espírito de seriedade, de acordo com o objetivo do seu treinamento.“


Vídeo interessante sobre o mestre:

https://www.youtube.com/watch?v=wYnWq-4_50s

Nenhum comentário:

Postar um comentário